• Sociedade Brasileira de Psicanálise Lacaniana

3 Filmes que todo psicanalista deve assistir!

Atualizado: Ago 16



1. Freud, Além da Alma

O Filme “Freud Além da Alma” retrata a vida do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e a história da elaboração da teoria psicanalítica. Montgomery Clift, que foi um dos primeiros atores de Hollywood a buscar treinamento técnico para exercer a profissão, foi aclamado por sua atuação no longa. Conseguiu, profundamente, segundo o jornal "Le Monde", criar um Freud introspectivo obcecado em provar a veracidade de suas idéias polêmicas.


Filme indicado para estudante de psicologia e psicanálise.


Para compreender melhor a estrutura psiquica do ser humano indicamos o curso: Estruturas Clinicas: Neurose, Psicose e Perversão

Objetivos: Compreender o conceito de neurose, psicose e perversão e analisar casos clínicos. (Mais Informações)



2. Um Cão Andaluz


Em um filme surrealista com contribuições de Salvador Dalí , o diretor Luis Buñuel apresenta imagens nítidas e surrealistas, incluindo a abertura do olho de uma mulher e um cavalo morto sendo puxado para cima de um piano. Um filme misterioso e aberto a interpretações psicanalíticas, este curta de 17 minutos certamente apresentou algo novo no cinema de sua época.



3. Um Método Periogoso


Conta a história entre Freud, Jung e Sabina Spielrein, uma paciente diagnosticada como histérica. Filme indispensável para estudantes de psicologia ou psicanálsie. Você será conduzido por discussões profundas sobre a teoria psicanalítica.


52 visualizações0 comentário